Castelinho Doces
- Identidade visual
- Estratégia de marca
- Design de rótulos
2022
Projeto para a empresa distribuidora de doces sediada na cidade de Feira de Santana – Bahia, que atua há anos no mercado e passou por um processo de reformulação de imagem e posicionamento. A Castelinho buscou transmitir em sua identidade a beleza e fantasia que remete à infância – público final – para fortalecer os valores e atuação da marca e seus produtos.

Doce, bela e alegre como a infância.
A Castelinho Doces está há muitos anos na área de vendas e distribuição e conquistou ampla experiência através da atuação de seu proprietário, conhecido nas regiões Centro Norte e Nordeste da Bahia. No entanto, era ausente o posicionamento como empresa e, logo, faltava consistência e unidade como uma marca.
Este foi o desafio que nos foi entregue: não somente construir uma identidade visual condizente com o propósito da marca, mas também de analisar todos os pontos que a envolve e, mais importante de tudo, traçar um conjunto de ações, valores e estratégias para compor o que a Castelinho precisava se mostrar perante os seus públicos, sejam funcionários, fornecedores e clientes.
O nome remete a uma forma afetuosa à fortificação ligada à imagem de soberania no decorrer da história, por ser uma típica residência de reis e rainhas, porém no imaginário popular esta edificação também é vista como algo misterioso e fantasioso, em decorrência do uso feito na literatura, através de contos e fábulas.
Tudo isto colabora para a conceitualidade da marca, focado na ideia de magia e sonhos, isto é, o desejo além do real. O significado do castelo é intrinsecamente ligado ao universo infantil – principal público consumidor da empresa. Por isso, o arquétipo escolhido para este projeto foi justamente a criança, que traz a sua inocência, curiosidade e dom de imaginar um mundo belo e melhor.
Projetamos uma marca que transmitisse todos estes pontos trazidos, além de ressaltar a qualidade dos produtos que oferta. O trabalho entrega uma linguagem visual alinhada às suas diretrizes de comunicação planejadas, contando com identidade verbal (tons de voz) e princípios norteadores (valores e atributos de marca).




Identidade Visual
O conceito foi construído de forma literal, partindo da ideia de ícone que representasse inteiramente as características arquitetônicas de um castelo. Com formas geométricas e simétricas, a representação gráfica é a principal do conjunto da identidade visual, trazendo em sua composição a estratégia de marca traçada e descrita acima.
A fortificação é vista como um portal da fantasia e dos sonhos, podendo ser colocada também como um lugar encantado repleto de coisas boas, inclusive doces, produtos vendidos pela empresa. Além disso, ao fundo é trazido o formato semicircular que simboliza o sol, austero e vivo. O logo foi feito através de um grid de proporções quadradas, visando o equilíbrio entre os elementos, fundamentando-se como algo lúdico e ao mesmo tempo chamativo e interessante de se ver.
Isso, claro, sem deixar de estruturar uma paleta de cores suaves e harmônicas, com tons que remetem à tranquilidade, confiança e ao mesmo tempo energia e vitalidade. A ampla paleta cromática entre frias e quentes, do verde ao vermelho, foi escolhida de maneira estratégica, pois o projeto pedia essa variedade.
A tipografia principal traz traços clássicos, remetendo à tipografia usada em contos de fadas, sem deixar de ser forte e chamativa, o que colabora para a atração na visualidade em uma exposição em uma estante no varejo, próxima de seus concorrentes. Já a secundária, sem serifa, é mais comum e deve ser utilizada em diversos contextos, como na criação de peças gráficas para mídia social e nas aplicações de comunicação visual.














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