Lyka Comunicação

Castelinho Doces

2022

Projeto para a empresa distribuidora de doces sediada na cidade de Feira de Santana – Bahia, que atua há anos no mercado e passou por um processo de reformulação de imagem e posicionamento. A Castelinho buscou transmitir em sua identidade a beleza e fantasia que remete à infância – público final – para fortalecer os valores e atuação da marca e seus produtos. 

Aplicação do cartão de visitas feita para a empresa Castelinho Doces.

Doce, bela e alegre como a infância.

A Castelinho Doces está há muitos anos na área de vendas e distribuição e conquistou ampla experiência através da atuação de seu proprietário, conhecido nas regiões Centro Norte e Nordeste da Bahia. No entanto, era ausente o posicionamento como empresa e, logo, faltava consistência e unidade como uma marca. 

Este foi o desafio que nos foi entregue: não somente construir uma identidade visual condizente com o propósito da marca, mas também de analisar todos os pontos que a envolve e, mais importante de tudo, traçar um conjunto de ações, valores e estratégias para compor o que a Castelinho precisava se mostrar perante os seus públicos, sejam funcionários, fornecedores e clientes.

O nome remete a uma forma afetuosa à fortificação ligada à imagem de soberania no decorrer da história, por ser uma típica residência de reis e rainhas, porém no imaginário popular esta edificação também é vista como algo misterioso e fantasioso, em decorrência do uso feito na literatura, através de contos e fábulas. 

Tudo isto colabora para a conceitualidade da marca, focado na ideia de magia e sonhos, isto é, o desejo além do real. O significado do castelo é intrinsecamente ligado ao universo infantil – principal público consumidor da empresa. Por isso, o arquétipo escolhido para este projeto foi justamente a criança, que traz a sua inocência, curiosidade e dom de imaginar um mundo belo e melhor. 

Projetamos uma marca que transmitisse todos estes pontos trazidos, além de ressaltar a qualidade dos produtos que oferta. O trabalho entrega uma linguagem visual alinhada às suas diretrizes de comunicação planejadas, contando com identidade verbal (tons de voz) e princípios norteadores (valores e atributos de marca).

Valores da marca Castelinho Doces: fantasia, confiança, divertimento, segurança, colaboração, competência, comprometimento e conectividade; atributos: carismática, jovial, inspiradora, sociável; e o que não ser: apática, infeliz, comum e antiquada.
O arquétipo da marca Castelinho Doces, sendo a criança escolhido. O arquétipo é caracterizado pela sua inocência, espontaneidade e curiosidade.
Os tons de voz da marca Castelinho Doces, sendo eles: cordial, coerente, divertido e familiar.
Painel de referências conceituais para construção da identidade visual da empresa Castelinho Doces.

Identidade Visual

O conceito foi construído de forma literal, partindo da ideia de ícone que representasse inteiramente as características arquitetônicas de um castelo. Com formas geométricas e simétricas, a representação gráfica é a principal do conjunto da identidade visual, trazendo em sua composição a estratégia de marca traçada e descrita acima. 

A fortificação é vista como um portal da fantasia e dos sonhos, podendo ser colocada também como um lugar encantado repleto de coisas boas, inclusive doces, produtos vendidos pela empresa. Além disso, ao fundo é trazido o formato semicircular que simboliza o sol, austero e vivo. O logo foi feito através de um grid de proporções quadradas, visando o equilíbrio entre os elementos, fundamentando-se como algo lúdico e ao mesmo tempo chamativo e interessante de se ver. 

Isso, claro, sem deixar de estruturar uma paleta de cores suaves e harmônicas, com tons que remetem à tranquilidade, confiança e ao mesmo tempo energia e vitalidade. A ampla paleta cromática entre frias e quentes, do verde ao vermelho, foi escolhida de maneira estratégica, pois o projeto pedia essa variedade.

A tipografia principal traz traços clássicos, remetendo à tipografia usada em contos de fadas, sem deixar de ser forte e chamativa, o que colabora para a atração na visualidade em uma exposição em uma estante no varejo, próxima de seus concorrentes. Já a secundária, sem serifa, é mais comum e deve ser utilizada em diversos contextos, como na criação de peças gráficas para mídia social e nas aplicações de comunicação visual. 

Demonstração da malha construtiva do ícone da Castelinho Doces e seu significado, através da descrição dos itens que o compõem.
Logotipo principal da Castelinho Doces, em sua versão vertical e com o fundo no tom bege, um dos principais da paleta da marca.
Paleta cromática escolhida para a Castelinho Doces. São 10, do branco ao preto, passando por tons amarelos, verde, azul, rosa, vermelho e marrom.
A imagem se divide em três: a primeira, traz uma versão alternativa do logotipo, com a construção tipográfica do nome Castelinho dividida em três, em versão vertical; a segunda, traz uma versão alternativa com a tipografia dividida em dois, em formato horizontal, com o ícone em uma versão em branco; já a terceira, traz a versão principal em formato horizontal, com o slogan logo abaixo.
Iconografia feita para a Castelinho Doces. No total, são 11 ícones feitos especialmente para a empresa.
Aplicação da identidade visual da Castelinho Doces em materiais de papelaria, como papel timbrado, cartão de visitas e envelope.
Aplicação da identidade visual da Castelinho Doces em uma pasta.
Aplicação do manual de marca feito para a Castelinho Doces.
Aplicação da identidade visual da Castelinho Doces em sacola e estande de merchandising.
Aplicação da identidade visual da Castelinho Doces em camisas polo e camisetas.
Aplicação do rótulo dos produtos da Castelinho Doces em um pote de plástico.
Aplicação da identidade visual da Castelinho Doces em um sinalizador de comunicação visual.
Ativo 8

GOSTOU DESSE PROJETO?

Venha fazer conosco!

Entre em contato com a Lyka pelo nosso WhatsApp ou envie um e-mail para contato@lykacomunicacao.com.br para assim discutirmos suas necessidades ou tirar dúvidas. Estamos ansiosos para colaborar com você!