Lyka Comunicação

Bafana Sports

2021

Projeto feito para a loja Bafana Sports, criada em Salvador e atuante no mundo online, focando na venda de produtos futebolísticos, como camisas de time. A ideia da marca é ressaltar o espírito de amante esportivo que o brasileiro tem, atrelado à herança cultural que temos do continente africano. 

Aplicação da identidade visual da Bafana Sports em jaqueta.

Seu amor ao esporte é a nossa inspiração

A Copa do Mundo de 2010, ocorrida na África do Sul, foi memorável para grande parcela do público que a acompanhou, mesmo a seleção brasileira não tendo avançado na competição. O motivo disso veio pela maior divulgação de um país – e continente pertencente –  e a demonstração de um cotidiano social muito similar ao nosso. A riqueza cultural, a hospitalidade, a musicalidade e a dança, além da felicidade estampada nos rostos, apesar de todas as mazelas que ambas regiões passam no decorrer da história.

Foi neste evento mundial que os sons da vuvuzela, além dos garotos “Bafana-Bafana”, apelido dado aos jogadores da seleção sul-africana, ficaram marcados. É a partir deles que o nome da loja se oriunda. Ressaltando a ancestralidade que interliga ambos os povos, principalmente os nascidos em Salvador, a Bafana Sports nasce com o interesse de passar a imagem afro-brasileira, atrelado à aventura, força e garra, ideais já conhecidos no mundo do esporte.

A nós foi entregue este trabalho de realizar uma identidade visual que espelhasse estes conceitos, aliado à estratégia que a marca precisa ter perante o mercado. Analisar os concorrentes diretos e indiretos, traçar metas, criar um arcabouço com princípios, valores e atributos de marca, além de sua identidade verbal. Tudo isso foi realizado pela gente. 

Na composição de ideias, o ar de aventureiro está no centro de tudo relacionado à Bafana. Ter o espírito jovial e com ações determinadas é o seu diferencial. E por fim, a modernidade, confiabilidade, inovação e extroversão são qualificações que a rodeiam e permeia tudo que a loja esteja disposta a fazer.

Para facilitar essa construção, realizamos a personificação da marca, através do arquétipo do atleta. Utilizar este instrumento facilita criar uma imagem mais humanizada, onde pessoas com atos e gestos similares a esta proposta representativa se sinta identificada e se aproxime da empresa, seja inicialmente como admirador/acompanhante e que possa no final ser um consumidor.

Sob as características de ser um amante da superação, enérgico e disciplinado, o atleta se mantém interessado por algo maior, em alcançar e ultrapassar o seu objetivo principal. É isso que a Bafana Sports deseja mostrar, ou melhor, oferecer para aqueles que pensam assim. 

O sol da marca da loja Bafana Safana trazendo os seus atributos, em níveis de importância: primeiro, ser aventureira; segundo, jovem e determinada; e por último, moderna, confiável, inovadora e extrovertida.
O arquétipo da marca Bafana Sports, sendo o atleta como escolhido. O arquétipo é caracterizado pela sua superação, energia e disciplina.
Painel de referências conceituais para construção da identidade visual da loja Bafana Sports.

Identidade Visual

A simbologia entregue à Bafana mistura a ancestralidade africana com a garra e força, vinda dos animais. Em um mapeamento da fauna continental, encontrou-se a existência do leopardo africano, um felino que se concentra no Deserto do Saara, ao norte, mas também está presente na região mais ao sul. Sua agilidade e rapidez nos chamou atenção e entendemos que ele seria a representação perfeita da marca.

Através de uma construção entre linhas retas e diagonais, além de círculos, foi traçado a face do leopardo, tendo a junção de aspectos tribais, remetendo à garra do povo africano e a representatividade de sua história, muitas vezes ignorada e até apagada. O rito tribal, inclusive, é trazido a outros pontos desta identidade visual, como pattern – que é uma sequência de uma representação gráfica deste tipo.

Para a assinatura, em conjunto com o símbolo, foi utilizada uma fonte diferenciada, que denota a característica tipográfica da África, através de sua literatura de contos e fábulas. Com letras pontiagudas e angulas, ela demonstra essa originalidade que a Bafana quer transmitir. Para servir de apoio, uma tipografia auxiliar foi escolhida para uso em demais textos, por se tratar de uma fonte comum e variável. 

Em sua paleta cromática, é usado quatro tons diferentes: o amarelo-ouro, principal da marca, é uma cor otimista e traz energia, além de ser quente, podendo causar estímulo para aquele que visualiza; o azul é completamente o oposto da anterior, sendo um tom frio, sóbrio e mais escuro, passando a sensação de confiança e simpatia; o verde é usado como algo renovador, com sensação de vitalidade, além de ser a cor principal associada à prática do esporte; e, por fim, o preto, tom que equilibra todas as outras, causando harmonia.

Demonstração da malha construtiva do ícone da Bafana Sports e seu significado, através da descrição dos itens que o compõem.
Logotipo principal da Bafana Sports, em versão vertical.
Paleta cromática escolhida para Rubens Menezes. São 04, o amarelo, azul, verde e preto.
A imagem se divide em três etapas: uma com dois formatos do selo da Bafana Sports; outra com a versão horizontal e outra com versão com a tipografia em formato vertical, dividido em três linhas.
Imagem que traz o slogan da marca Bafana Sports: "seu amor ao esporte é a nossa inspiração".
Demonstração do pattern feito para a Bafana Sports, que traz uma elemento de caráter tribal.
Aplicação da identidade visual da Bafana Sports em pasta, papel timbrado e envelope.
Aplicação da identidade visual da Bafana Sports em papel timbrado, cartão de visitas e envelope.
Aplicação da identidade visual da Bafana Sports em cartão de visitas.
Aplicação da identidade visual da Bafana Sports em etiqueta para vestuário e sketchbook.
Aplicação da identidade visual da Bafana Sports em duas sacolas.
Aplicação da identidade visual da Bafana Sports em caixa especial para presentes.
Aplicação da identidade visual da Bafana Sports em fita com o pattern da marca e caixa.
Aplicação da identidade visual da Bafana Sports em duas malas.
Aplicação da identidade visual da Bafana Sports em três camisetas.
Aplicação da identidade visual da Bafana Sports em três posts de redes sociais.
Aplicação da identidade visual da Bafana Sports em layout de site.
Painel geral da identidade visual da Bafana Sports, que traz o símbolo do leopardo, a tipografia, o ano de criação (2021), o elemento do pattern e um desenho de um campo de futebol.
Ativo 8

GOSTOU DESSE PROJETO?

Venha fazer conosco!

Entre em contato com a Lyka pelo nosso WhatsApp ou envie um e-mail para contato@lykacomunicacao.com.br para assim discutirmos suas necessidades ou tirar dúvidas. Estamos ansiosos para colaborar com você!