Bafana Sports
- Identidade visual
- Estratégia de marca
2021
Projeto feito para a loja Bafana Sports, criada em Salvador e atuante no mundo online, focando na venda de produtos futebolísticos, como camisas de time. A ideia da marca é ressaltar o espírito de amante esportivo que o brasileiro tem, atrelado à herança cultural que temos do continente africano.

Seu amor ao esporte é a nossa inspiração
A Copa do Mundo de 2010, ocorrida na África do Sul, foi memorável para grande parcela do público que a acompanhou, mesmo a seleção brasileira não tendo avançado na competição. O motivo disso veio pela maior divulgação de um país – e continente pertencente – e a demonstração de um cotidiano social muito similar ao nosso. A riqueza cultural, a hospitalidade, a musicalidade e a dança, além da felicidade estampada nos rostos, apesar de todas as mazelas que ambas regiões passam no decorrer da história.
Foi neste evento mundial que os sons da vuvuzela, além dos garotos “Bafana-Bafana”, apelido dado aos jogadores da seleção sul-africana, ficaram marcados. É a partir deles que o nome da loja se oriunda. Ressaltando a ancestralidade que interliga ambos os povos, principalmente os nascidos em Salvador, a Bafana Sports nasce com o interesse de passar a imagem afro-brasileira, atrelado à aventura, força e garra, ideais já conhecidos no mundo do esporte.
A nós foi entregue este trabalho de realizar uma identidade visual que espelhasse estes conceitos, aliado à estratégia que a marca precisa ter perante o mercado. Analisar os concorrentes diretos e indiretos, traçar metas, criar um arcabouço com princípios, valores e atributos de marca, além de sua identidade verbal. Tudo isso foi realizado pela gente.
Na composição de ideias, o ar de aventureiro está no centro de tudo relacionado à Bafana. Ter o espírito jovial e com ações determinadas é o seu diferencial. E por fim, a modernidade, confiabilidade, inovação e extroversão são qualificações que a rodeiam e permeia tudo que a loja esteja disposta a fazer.
Para facilitar essa construção, realizamos a personificação da marca, através do arquétipo do atleta. Utilizar este instrumento facilita criar uma imagem mais humanizada, onde pessoas com atos e gestos similares a esta proposta representativa se sinta identificada e se aproxime da empresa, seja inicialmente como admirador/acompanhante e que possa no final ser um consumidor.
Sob as características de ser um amante da superação, enérgico e disciplinado, o atleta se mantém interessado por algo maior, em alcançar e ultrapassar o seu objetivo principal. É isso que a Bafana Sports deseja mostrar, ou melhor, oferecer para aqueles que pensam assim.



Identidade Visual
A simbologia entregue à Bafana mistura a ancestralidade africana com a garra e força, vinda dos animais. Em um mapeamento da fauna continental, encontrou-se a existência do leopardo africano, um felino que se concentra no Deserto do Saara, ao norte, mas também está presente na região mais ao sul. Sua agilidade e rapidez nos chamou atenção e entendemos que ele seria a representação perfeita da marca.
Através de uma construção entre linhas retas e diagonais, além de círculos, foi traçado a face do leopardo, tendo a junção de aspectos tribais, remetendo à garra do povo africano e a representatividade de sua história, muitas vezes ignorada e até apagada. O rito tribal, inclusive, é trazido a outros pontos desta identidade visual, como pattern – que é uma sequência de uma representação gráfica deste tipo.
Para a assinatura, em conjunto com o símbolo, foi utilizada uma fonte diferenciada, que denota a característica tipográfica da África, através de sua literatura de contos e fábulas. Com letras pontiagudas e angulas, ela demonstra essa originalidade que a Bafana quer transmitir. Para servir de apoio, uma tipografia auxiliar foi escolhida para uso em demais textos, por se tratar de uma fonte comum e variável.
Em sua paleta cromática, é usado quatro tons diferentes: o amarelo-ouro, principal da marca, é uma cor otimista e traz energia, além de ser quente, podendo causar estímulo para aquele que visualiza; o azul é completamente o oposto da anterior, sendo um tom frio, sóbrio e mais escuro, passando a sensação de confiança e simpatia; o verde é usado como algo renovador, com sensação de vitalidade, além de ser a cor principal associada à prática do esporte; e, por fim, o preto, tom que equilibra todas as outras, causando harmonia.


















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