Ankur Seguros
- Identidade visual
- Design naming
2020
Projeto para a empresa de consultoria em seguros, que atende no meio virtual. A Ankur traz modernidade e dinamicidade no ramo, já conhecido pelo público como algo conservador e burocrático, sendo uma marca com sangue novo no mercado. Focar sobre a relação da marca e cliente transparece todos os ideais deste trabalho, como um elo.

Te proteger: esse é o nosso lema
Pensar em um nome condizente à marca foi o primeiro e principal desafio deste projeto. A construção de uma assinatura que trouxesse originalidade e ao mesmo tempo disponibilidade para um futuro registro de marca foi o objetivo alçado pela Lyka neste desenho nominativo. Em uma análise completa, o nome da empresa veio por meio de discussões e cruzamentos entre diversos condicionantes como: concorrentes, princípios, classes nominativas, origens etimológicas, termos disponíveis e razões para exclusão.
O resultado final veio depois de um trabalho que rendeu cerca de 270 termos nominativos. A escolhida, Ankur, tem um forte significado atrelado aos valores da marca. Proveniente da classe metafórica do design naming, isto é, indiretamente associativa à natureza do negócio, ela tem uma origem grega antiga da palavra <ἄγκυρα>, que ao transliterar para a escrita latina se torna <ankura>.
O conceito por trás dessa escolha vem por meio da utilidade que a âncora tem: uma ferramenta de estabilidade e proteção à maioria das embarcações de médio e grande porte em uso no mundo. Essa é a imagem que a marca quer passar, através de seus serviços os clientes podem ter confiança de estarem protegidos e seguros em meio ao cotidiano, como uma âncora.
Através da disponibilidade de seguros de vida, invalidez, doenças graves e internação hospitalar, além do cuidado de proteção à renda, a Ankur entra no mercado com um grande diferencial em relação às demais, já estáveis no ramo. Com um nome de simples pronúncia, mas com uma consistência de originalidade avançada, a marca dá amplos passos para ser uma empresa memorável, já que a assinatura é o primeiro ponto de contato que o cliente tem.



Identidade Visual
A representação da marca veio através de uma composição simbólica e tipográfica, que podemos ser utilizadas de forma separada – o que chamamos de imagotipo. O ícone foi feito a partir da junção de duas âncoras em um ajuste angular de 25º, no qual resulta em uma construção diferenciada, com traços grossos.
Este item traz diversos conceitos, trazendo a proteção representada pela âncora, as pessoas remetendo à diálogo e proximidade e, por fim, o elo de ligação demonstrado através da sobreposição das duas ferramentas de ancoragem, transmitindo a ideia de unidade e sinergia entre a empresa e seus clientes.
Além disso, em sua assinatura tipográfica é trazida uma fonte que combina com o símbolo, sendo robusta e bem geométrica. Assim, foi definido que o formato maiúsculo seria utilizado no nome da marca e da tagline, abaixo dela.
Para completar, foi montado uma tríade cromática, com um tom branco, azul claro – a principal – e um azul mais escuro. Toda a paleta remete a tons frios, que transmitem a sensação de tranquilidade, segurança, leveza e confiança. Tudo que a Ankur Seguros objetiva passar às pessoas.














GOSTOU DESSE PROJETO?
Venha fazer conosco!
Entre em contato com a Lyka pelo nosso WhatsApp ou envie um e-mail para contato@lykacomunicacao.com.br para assim discutirmos suas necessidades ou tirar dúvidas. Estamos ansiosos para colaborar com você!