Lyka Comunicação

Ankur Seguros

2020

Projeto para a empresa de consultoria em seguros, que atende no meio virtual. A Ankur traz modernidade e dinamicidade no ramo, já conhecido pelo público como algo conservador e burocrático, sendo uma marca com sangue novo no mercado. Focar sobre a relação da marca e cliente transparece todos os ideais deste trabalho, como um elo.

Aplicação da identidade visual da Ankur Seguros em uma máscara.

Te proteger: esse é o nosso lema

Pensar em um nome condizente à marca foi o primeiro e principal desafio deste projeto. A construção de uma assinatura que trouxesse originalidade e ao mesmo tempo disponibilidade para um futuro registro de marca foi o objetivo alçado pela Lyka neste desenho nominativo. Em uma análise completa, o nome da empresa veio por meio de discussões e cruzamentos entre diversos condicionantes como: concorrentes, princípios, classes nominativas, origens etimológicas, termos disponíveis e razões para exclusão.

O resultado final veio depois de um trabalho que rendeu cerca de 270 termos nominativos. A escolhida, Ankur, tem um forte significado atrelado aos valores da marca. Proveniente da classe metafórica do design naming, isto é, indiretamente associativa à natureza do negócio, ela tem uma origem grega antiga da palavra <ἄγκυρα>, que ao transliterar para a escrita latina se torna <ankura>. 

O conceito por trás dessa escolha vem por meio da utilidade que a âncora tem: uma ferramenta de estabilidade e proteção à maioria das embarcações de médio e grande porte em uso no mundo. Essa é a imagem que a marca quer passar, através de seus serviços os clientes podem ter confiança de estarem protegidos e seguros em meio ao cotidiano, como uma âncora. 

Através da disponibilidade de seguros de vida, invalidez, doenças graves e internação hospitalar, além do cuidado de proteção à renda, a Ankur entra no mercado com um grande diferencial em relação às demais, já estáveis no ramo. Com um nome de simples pronúncia, mas com uma consistência de originalidade avançada, a marca dá amplos passos para ser uma empresa memorável, já que a assinatura é o primeiro ponto de contato que o cliente tem. 

Atributos da marca Ankur Seguros. Em destaque são: séria, solucionável, prática e funcional; em segunda linha estão: familiar, inovadora, técnica e verdadeira.
Origem etimológica do termo Ankur. No estudo de design naming, foi escolhida através da busca do berço cultural da palavra 'âncora', que provém da Grécia Antiga.
Desdobramentos da palavra ,ankura., termo que foi adaptado do grego para o latim. Através disso, chegou-se ao nome da marca.

Identidade Visual

A representação da marca veio através de uma composição simbólica e tipográfica, que podemos ser utilizadas de forma separada – o que chamamos de imagotipo. O ícone foi feito a partir da junção de duas âncoras em um ajuste angular de 25º, no qual resulta em uma construção diferenciada, com traços grossos.

Este item traz diversos conceitos, trazendo a proteção representada pela âncora, as pessoas remetendo à diálogo e proximidade e, por fim, o elo de ligação demonstrado através da sobreposição das duas ferramentas de ancoragem, transmitindo a ideia de unidade e sinergia entre a empresa e seus clientes.

Além disso, em sua assinatura tipográfica é trazida uma fonte que combina com o símbolo, sendo robusta e bem geométrica. Assim, foi definido que o formato maiúsculo seria utilizado no nome da marca e da tagline, abaixo dela. 

Para completar, foi montado uma tríade cromática, com um tom branco, azul claro – a principal – e um azul mais escuro. Toda a paleta remete a tons frios, que transmitem a sensação de tranquilidade, segurança, leveza e confiança. Tudo que a Ankur Seguros objetiva passar às pessoas.

Grid de construção da âncora representativa da Ankur Seguros e a devida explicação para a elaboração do símbolo da marca.
Significado do ícone da Ankur Seguros, através da descrição dos itens que o compõem.
Logotipo principal da Ankur Seguros, em versão horizontal com o slogan da marca.
A imagem se divide em três etapas: uma com o logo simplificado e com o selo da Ankur Seguros; outra com a versão vertical e outra com versão horizontal.
Paleta cromática escolhida para a Ankur Seguros. São 03, do branco ao azul, se dividindo em tom claro e escuro.
Demonstração do pattern feito para a Ankur Seguros, remetente às ondas do mar.
Aplicação da identidade visual da Ankur Seguros em um carro.
Aplicação da identidade visual da Ankur Seguros em materiais de papelaria.
Aplicação da identidade visual da Ankur Seguros em um sketchbook e um bloco de anotações.
Aplicação da identidade visual da Ankur Seguros em uma caneca e um calendário.
Aplicação da identidade visual da Ankur Seguros em postagens no Instagram.
Aplicação da identidade visual da Ankur Seguros em uma camiseta e uma camisa polo.
Aplicação da identidade visual da Ankur Seguros em um ponto de ônibus.
Aplicação da identidade visual da Ankur Seguros em um outdoor.
Ativo 8

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