Lyka Comunicação

Castelinho Doces

2022

Projeto para a empresa distribuidora de doces sediada na cidade de Feira de Santana – Bahia, que atua há anos no mercado e passou por um processo de reformulação de imagem e posicionamento. A Castelinho buscou transmitir em sua identidade a beleza e fantasia que remete à infância – público final – para fortalecer os valores e atuação da marca e seus produtos. 

Aplicação do cartão de visitas feita para a empresa Castelinho Doces.

Doce, bela e alegre como a infância.

A Castelinho Doces está há muitos anos na área de vendas e distribuição e conquistou ampla experiência através da atuação de seu proprietário, conhecido nas regiões Centro Norte e Nordeste da Bahia. No entanto, era ausente o posicionamento como empresa e, logo, faltava consistência e unidade como uma marca. 

Este foi o desafio que nos foi entregue: não somente construir uma identidade visual condizente com o propósito da marca, mas também de analisar todos os pontos que a envolve e, mais importante de tudo, traçar um conjunto de ações, valores e estratégias para compor o que a Castelinho precisava se mostrar perante os seus públicos, sejam funcionários, fornecedores e clientes.

O nome remete a uma forma afetuosa à fortificação ligada à imagem de soberania no decorrer da história, por ser uma típica residência de reis e rainhas, porém no imaginário popular esta edificação também é vista como algo misterioso e fantasioso, em decorrência do uso feito na literatura, através de contos e fábulas. 

Tudo isto colabora para a conceitualidade da marca, focado na ideia de magia e sonhos, isto é, o desejo além do real. O significado do castelo é intrinsecamente ligado ao universo infantil – principal público consumidor da empresa. Por isso, o arquétipo escolhido para este projeto foi justamente a criança, que traz a sua inocência, curiosidade e dom de imaginar um mundo belo e melhor. 

Projetamos uma marca que transmitisse todos estes pontos trazidos, além de ressaltar a qualidade dos produtos que oferta. O trabalho entrega uma linguagem visual alinhada às suas diretrizes de comunicação planejadas, contando com identidade verbal (tons de voz) e princípios norteadores (valores e atributos de marca).

Valores da marca Castelinho Doces: fantasia, confiança, divertimento, segurança, colaboração, competência, comprometimento e conectividade; atributos: carismática, jovial, inspiradora, sociável; e o que não ser: apática, infeliz, comum e antiquada.
O arquétipo da marca Castelinho Doces, sendo a criança escolhido. O arquétipo é caracterizado pela sua inocência, espontaneidade e curiosidade.
Os tons de voz da marca Castelinho Doces, sendo eles: cordial, coerente, divertido e familiar.
Painel de referências conceituais para construção da identidade visual da empresa Castelinho Doces.

Identidade Visual

O conceito foi construído de forma literal, partindo da ideia de ícone que representasse inteiramente as características arquitetônicas de um castelo. Com formas geométricas e simétricas, a representação gráfica é a principal do conjunto da identidade visual, trazendo em sua composição a estratégia de marca traçada e descrita acima. 

A fortificação é vista como um portal da fantasia e dos sonhos, podendo ser colocada também como um lugar encantado repleto de coisas boas, inclusive doces, produtos vendidos pela empresa. Além disso, ao fundo é trazido o formato semicircular que simboliza o sol, austero e vivo. O logo foi feito através de um grid de proporções quadradas, visando o equilíbrio entre os elementos, fundamentando-se como algo lúdico e ao mesmo tempo chamativo e interessante de se ver. 

Isso, claro, sem deixar de estruturar uma paleta de cores suaves e harmônicas, com tons que remetem à tranquilidade, confiança e ao mesmo tempo energia e vitalidade. A ampla paleta cromática entre frias e quentes, do verde ao vermelho, foi escolhida de maneira estratégica, pois o projeto pedia essa variedade.

A tipografia principal traz traços clássicos, remetendo à tipografia usada em contos de fadas, sem deixar de ser forte e chamativa, o que colabora para a atração na visualidade em uma exposição em uma estante no varejo, próxima de seus concorrentes. Já a secundária, sem serifa, é mais comum e deve ser utilizada em diversos contextos, como na criação de peças gráficas para mídia social e nas aplicações de comunicação visual. 

Demonstração da malha construtiva do ícone da Castelinho Doces e seu significado, através da descrição dos itens que o compõem.
Logotipo principal da Castelinho Doces, em sua versão vertical e com o fundo no tom bege, um dos principais da paleta da marca.
Paleta cromática escolhida para a Castelinho Doces. São 10, do branco ao preto, passando por tons amarelos, verde, azul, rosa, vermelho e marrom.
A imagem se divide em três: a primeira, traz uma versão alternativa do logotipo, com a construção tipográfica do nome Castelinho dividida em três, em versão vertical; a segunda, traz uma versão alternativa com a tipografia dividida em dois, em formato horizontal, com o ícone em uma versão em branco; já a terceira, traz a versão principal em formato horizontal, com o slogan logo abaixo.
Iconografia feita para a Castelinho Doces. No total, são 11 ícones feitos especialmente para a empresa.
Aplicação da identidade visual da Castelinho Doces em materiais de papelaria, como papel timbrado, cartão de visitas e envelope.
Aplicação da identidade visual da Castelinho Doces em uma pasta.
Aplicação da identidade visual da Castelinho Doces em cartazes.
Aplicação do manual de marca feito para a Castelinho Doces.
Aplicação da identidade visual da Castelinho Doces em sacola e estande de merchandising.
Aplicação da identidade visual da Castelinho Doces em camisas polo e camisetas.
Aplicação do rótulo dos produtos da Castelinho Doces em um pote de plástico.
Aplicação da identidade visual da Castelinho Doces em uma van.
Aplicação da identidade visual da Castelinho Doces em um sinalizador de comunicação visual.
Ativo 8

GOSTOU DESSE PROJETO?

Venha fazer conosco!

Entre em contato com a Lyka pelo nosso WhatsApp ou envie um e-mail para contato@lykacomunicacao.com.br para assim discutirmos suas necessidades ou tirar dúvidas. Estamos ansiosos para colaborar com você!