Assunta Comunicação
- Identidade visual
- Estratégia de marca
2022
Projeto para a agência de comunicação e marketing digital, que iniciou seus trabalhos recentemente. A Assunta é uma agência que evidencia em sua marca os traços sertanejos e nordestinos, ligados intrinsecamente à sua proprietária, uma jornalista e analista de marketing natural da cidade de Tucano, localizada na região nordeste da Bahia.

Boas ideias nascem de boas conversas.
O nome da empresa vem do termo “assuntar” que, na linguagem popular nordestina, significa prestar atenção nas coisas; conversar, trocar ideias; olhar e verificar. Essas definições nortearam os princípios e auxiliaram nesta construção de ideal da marca feito por nós. Por ser uma empresa iniciante do mercado, o projeto foi feito do zero, com análise e planejamento dessa estratégia em conjunto com a carteira de serviços que a Assunta iniciou a ofertar.
A cultura popular nordestina do Brasil é tida como o principal assunto a ser abordado pela Assunta. Sua história de força, sua beleza, suas cores, elementos que representam o seu povo e sua vida cotidiana. Tudo isso foi trazido nos atributos, valores e tons de voz que a agência deverá se portar a partir de então. É um conjunto da obra, interligando todos esses componentes de comunicação em uma única ideia.
Por meio dessa imagem representativa e de valor, a Assunta Comunicação visa atuar com serviços gerais da área, desde a gestão de social media até a construção e estratégia de marketing digital, não somente na Bahia, mas também em outras regiões do país. Para isso, se viu necessário ter uma imagem de entusiasmo ligado à marca, assim sendo escolhido este arquétipo de guia, que leva em suas características o esforço por transmitir envolvimento e propriedade no assunto.
Propomos em todo este projeto contendo identidade visual e verbal (tons de voz) e as bases fundamentais, como valores e atributos, com o objetivo maior de demonstrar a qualidade e assertividade da Assunta Comunicação, com os seus serviços e sua ligação com os seus clientes, que ao mesmo tempo são seus colaboradores neste processo de criação e desenvolvimento.



Identidade Visual
Através de uma construção tipográfica, a identidade visual da Assunta vem prioritariamente na assinatura da marca. Com traços tipicamente nordestinos, similar à tradição da xilogravura – conjunto de letras utilizadas nos livretos de cordel – o logotipo é a principal desse arranjo, deixando exposto a representatividade dita e descrita acima.
Em letras no formato minúsculo, a assinatura no logotipo demonstra jovialidade e versatilidade, com a estrutura de fonte não-linear. A palavra “Assunta” é trazida com cantos irregulares, ângulos desproporcionais, sendo um tom gritante de diferença que, ocasionalmente, chama atenção. Para possibilitar que o logotipo seja responsivo, isto é, variável, foi feito uma versão resumida, com a junção da letra A com a ilustração do sol.
Com uma paleta cromática de tons terrosos e vivos, evidenciando o vermelho e amarelo – cores muito ligadas ao Nordeste, ora similar ao solo, ora remetente à forte luz solar que emana a região. Além disso, como um material auxiliar e administrativo, foi elaborada uma série iconográfica especial à marca, tendo ao total 13 ícones representativos que podem ser utilizados como apoio no quesito visual e gráfico da Assunta.
















GOSTOU DESSE PROJETO?
Venha fazer conosco!
Entre em contato com a Lyka pelo nosso WhatsApp ou envie um e-mail para contato@lykacomunicacao.com.br para assim discutirmos suas necessidades ou tirar dúvidas. Estamos ansiosos para colaborar com você!