Lyka Comunicação

Assunta Comunicação

2022

Projeto para a agência de comunicação e marketing digital, que iniciou seus trabalhos recentemente. A Assunta é uma agência que evidencia em sua marca os traços sertanejos e nordestinos, ligados intrinsecamente à sua proprietária, uma jornalista e analista de marketing natural da cidade de Tucano, localizada na região nordeste da Bahia. 

Aplicação da identidade visual da Assunta Comunicação em três canecas.

Boas ideias nascem de boas conversas.

O nome da empresa vem do termo “assuntar” que, na linguagem popular nordestina, significa prestar atenção nas coisas; conversar, trocar ideias; olhar e verificar. Essas definições nortearam os princípios e auxiliaram nesta construção de ideal da marca feito por nós. Por ser uma empresa iniciante do mercado, o projeto foi feito do zero, com análise e planejamento dessa estratégia em conjunto com a carteira de serviços que a Assunta iniciou a ofertar.

A cultura popular nordestina do Brasil é tida como o principal assunto a ser abordado pela Assunta. Sua história de força, sua beleza, suas cores, elementos que representam o seu povo e sua vida cotidiana. Tudo isso foi trazido nos atributos, valores e tons de voz que a agência deverá se portar a partir de então. É um conjunto da obra, interligando todos esses componentes de comunicação em uma única ideia.

Por meio dessa imagem representativa e de valor, a Assunta Comunicação visa atuar com serviços gerais da área, desde a gestão de social media até a construção e estratégia de marketing digital, não somente na Bahia, mas também em outras regiões do país. Para isso, se viu necessário ter uma imagem de entusiasmo ligado à marca, assim sendo escolhido este arquétipo de guia, que leva em suas características o esforço por transmitir envolvimento e propriedade no assunto. 

Propomos em todo este projeto contendo identidade visual e verbal (tons de voz) e as bases fundamentais, como valores e atributos, com o objetivo maior de demonstrar a qualidade e assertividade da Assunta Comunicação, com os seus serviços e sua ligação com os seus clientes, que ao mesmo tempo são seus colaboradores neste processo de criação e desenvolvimento.

Atributos da marca Assunta Comunicação: criativa, colaboradora, dedicada, determinada, humana e ousada; o que não ser: comum, indiferente, desinteressada, confusa, conservadora e acomodada; tons de voz: coerente, enérgica, explicativa e familiar.
O arquétipo da marca Assunta Comunicação, sendo a entusiasta como escolhido. O arquétipo é caracterizado pela sua dedicação, entusiasmo e exposição.
Painel de referências conceituais para construção da identidade visual da empresa Assunta Comunicação.

Identidade Visual

Através de uma construção tipográfica, a identidade visual da Assunta vem prioritariamente na assinatura da marca. Com traços tipicamente nordestinos, similar à tradição da xilogravura – conjunto de letras utilizadas nos livretos de cordel – o logotipo é a principal desse arranjo, deixando exposto a representatividade dita e descrita acima.

Em letras no formato minúsculo, a assinatura no logotipo demonstra jovialidade e versatilidade, com a estrutura de fonte não-linear. A palavra “Assunta” é trazida com cantos irregulares, ângulos desproporcionais, sendo um tom gritante de diferença que, ocasionalmente, chama atenção. Para possibilitar que o logotipo seja responsivo, isto é, variável, foi feito uma versão resumida, com a junção da letra A com a ilustração do sol.

Com uma paleta cromática de tons terrosos e vivos, evidenciando o vermelho e amarelo – cores muito ligadas ao Nordeste, ora similar ao solo, ora remetente à forte luz solar que emana a região. Além disso, como um material auxiliar e administrativo, foi elaborada uma série iconográfica especial à marca, tendo ao total 13 ícones representativos que podem ser utilizados como apoio no quesito visual e gráfico da Assunta.

Significado do ícone da Assunta Comunicação, através da descrição dos itens que o compõem.
Logotipos principais da Assunta Comunicação, em sua versão vertical e horizontal, com fundos nos tons amarelo e vermelho, as prioritárias da paleta da marca.
Logotipos alternativos da Assunta Comunicação, em um formato simplificado (letra A junto com o sol) e o selo, que traz este símbolo resumido unido à assinatura nominativa e slogan.
A imagem se divide em seis etapas: duas trazem os logotipos alternativos da marca Assunta Comunicação com as cores de fundo em preto e verde; uma traz o selo sem o logotipo resumido; e as outras três restantes demonstram os patterns feitos para a agência.
Paleta cromática escolhida para a Assunta Comunicação. São 05, do branco ao preto, passando por tons amarelos, verde e vermelho.
Iconografia feita para a Assunta Comunicação. No total, são 13 ícones feitos especialmente para a empresa.
Aplicação da identidade visual da Assunta Comunicação em papel timbrado.
Aplicação da identidade visual da Assunta Comunicação em cartão de visitas.
Aplicação da identidade visual da Assunta Comunicação em sketchbook.
Aplicação da identidade visual da Assunta Comunicação em bloco de anotações e crachá funcional.
Aplicação da identidade visual da Assunta Comunicação em dois cartazes.
Aplicação da identidade visual da Assunta Comunicação em um banner, com o slogan da marca.
Aplicação da identidade visual da Assunta Comunicação em garrafa e canetas.
Aplicação da identidade visual da Assunta Comunicação em planos de fundos e capa para celular.
Ativo 8

GOSTOU DESSE PROJETO?

Venha fazer conosco!

Entre em contato com a Lyka pelo nosso WhatsApp ou envie um e-mail para contato@lykacomunicacao.com.br para assim discutirmos suas necessidades ou tirar dúvidas. Estamos ansiosos para colaborar com você!